Powered By Blogger

terça-feira, 18 de março de 2008

MIINHA AVÓ...DOIS MARIDOS E 21 FILHOS...


Vó Salvina ficou viúva, com sete filhos pra criar.
Um deles veio a ser o meu pai, Nestor, ele tinha sete anos.
Vô Julião também enviuvara, com igual numero de filhos.
Ele era pai da minha mãe Joaninha, que na época tinha quatro anos.
Ambos ainda jovens, foram convidados para a mesma festa.
Foram apresentados e se apaixonaram!
Veio o pedido de casamento um mês depois.
Naquele tempo, era assim.
Nada de namoros longos, os dois também queriam arrumar logo um parceiro.
Depois de terem sido casados, ficar sozinho não era uma boa ideia.
Marcaram a data tudo nos conformes.
fizeram uma bela festa e juntaram todos. Assim, o pai da minha mãe, casou-se com a mãe do meu pai.
Os filhos dela, os dele, somaram quatorze no total.
Como o amor era grande, os dois saudáveis e cheios de vontade, tiveram mais sete filhos!
Os mais jovens, nascidos desse casamento de viúvos, tinham irmãos dos dois lados.
Uns irmãos por parte do pai, outros por parte da mãe.
E os primeiros filhos do casal, não tinham nenhum parentesco. 
Nasceram de outros parceiros.
Com a convivência muito próxima, a dificuldade de conhecer outras pessoas.
É que pelo fato de viverem numa fazenda, até os vizinhos, viviam a léguas de distancia.
Aquela comunidade familiar acabou gerando outros casamentos.
Três casais formaram família nova, meu pai com minha mãe, e mais quatro tios.
Tia Tercilia irmã do meu pai, se casou com tio Eugenio irmão da minha mãe.
Tio Ataliba irmão da minha mãe, casou com tia Didi que era irmã do meu pai.
Isso gerou muitas conversas, explicações que ate hoje tem quem não entenda  nada.
Imagina o drama que vivi, dos quatro aos quase seis anos, imaginando ser filha de irmãos.
Irmãos biológicos!
Até Vovó Salvina me contar toda essa história, sentada debaixo de uma linda mangueira.





Um comentário:

Unknown disse...

Que legal saber um pouco do nosso passado, quanto a esse problema de irmão casar com irmão eu não tive, mas irmão que é irmão de um que não é de outro, Deus me ligre é muito dificil, rsrsrs